SERVIDORES PASSAM POR CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

por Artur Novak Júnior última modificação 11/06/2024 16h05
Atividade foi promovida pela Escola do Legislativo da Câmara de Praia Grande

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Praia Grande promoveu, na tarde de ontem (06/06), um curso de primeiros socorros voltado aos funcionários da Casa de Leis. As atividades ocorreram no Plenário da Câmara e foram ministradas pela enfermeira emergencista Patrícia Lemos e pelo bombeiro de socorro Victor Lemos, da empresa Acredita Treinamento.

Os profissionais demonstraram técnicas de resgate e socorro a serem aplicadas em situações que envolvam convulsões, queimaduras, choques elétricos, sangramentos por cortes ou perfurações, fraturas e paradas cardiorrespiratórias.

Patrícia e Victor dedicaram atenção especial aos casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE). Os socorristas apresentaram a famosa manobra Heimlich, utilizada em circunstâncias de sufocamento. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 2 mil pessoas morrem no Brasil, a cada ano, vítimas de engasgo, sendo que a maioria delas são bebês ou idosos.

Questionado pela ouvidora da Câmara, Luciana Nogueira, Victor esclareceu que a manobra conhecida como ‘respiração boca a boca’ não é mais utilizada há alguns anos porque, segundo os protocolos da Associação Americana do Coração, não acrescenta total eficácia ao salvamento. “Há também o perigo de contaminações por doenças respiratórias e o risco de assédio”, explicou.

Apesar de ensinar métodos de salvamento para situações de emergência, Patrícia alertou que a principal coisa a se fazer ao se deparar com uma ocorrência médica é chamar, o mais rápido possível, o socorro profissional adequado. “Atendimento não é procedimento. Para não correr o risco de cometer imperícia na prestação de assistência, a melhor estratégia, sempre, é chamar o SAMU, pelo 192, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193”, orientou.

Clique aqui para mais fotos