PRAIA GRANDE COMEMORA 56 ANOS COM SHOWS E DESENVOLVIMENTO

por Artur Novak Júnior última modificação 18/01/2023 18h51

No ano em que comemora 56 anos de sua emancipação político-administrativa, o município de Praia Grande superou São Vicente e se tornou a segunda maior cidade, em população, da Baixada Santista, segundo uma prévia do Censo do IBGE, realizado em 2022.

Para celebrar a data, a Prefeitura realizará uma série de eventos e shows de artistas consagrados da música brasileira e ainda atividades nas seis arenas do Estação Verão Praia.

No dia 19 de janeiro, está prevista a tradicional solenidade de Tributo aos Emancipadores, na Praça dos Emancipadores, Bairro Boqueirão. Na ocasião, serão realizadas entregas de medalhas de honra ao mérito. Na mesma data, na orla dos Bairros Guilhermina, Boqueirão e Canto do Forte, está prevista a realização da Caminhada dos Emancipadores, que este ano deve reunir cerca de 4 mil pessoas.

Também para celebrar o aniversário da Cidade, deverá ocorrer o 7º Passeio Ciclístico da Praia Grande, que, após anos sendo realizado no Bairro Caiçara, retorna às origens e volta a acontecer na Avenida Presidente Castelo Branco (via da orla), entre os Bairros Boqueirão e Canto do Forte. Dentre as atividades esportivas, será realizado o 2º Festival Náutico Aniversário de Praia Grande, na orla do Bairro Canto do Forte, e a tradicional Regata Festiva Aniversário de Praia Grande chega a sua 26ª edição e deve acontecer na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida como Portinho, em janeiro.

História. Até a chegada dos portugueses, no século XVI, as terras do atual município eram habitadas pelos índios tupiniquins. A região foi uma das primeiras colonizadas pelos portugueses no Brasil, quando da chegada de Martim Afonso de Sousa no litoral de São Paulo, em 1532. Martim Afonso funda a primeira vila brasileira, São Vicente, da qual o território que pertenceria a Praia Grande foi parte até 1967.

No século XVII, na região em que hoje se situam os bairros do Boqueirão e do Canto do Forte, forma-se um núcleo populacional de caráter essencialmente agrícola e surgem vários sítios ao longo da atual orla de Praia Grande.

O movimento pela emancipação política de Praia Grande começou na década de 1950, mas houve resistência por parte de São Vicente. Em 1963, houve um plebiscito sobre o tema, e a grande maioria votou pela autonomia da cidade.

Em 19 de janeiro de 1967, Praia Grande se desmembra de São Vicente, tornando-se um município, e o engenheiro Nicolau Paal foi nomeado interventor federal, com instalação provisória da prefeitura no Ocian Praia Clube. A primeira eleição municipal foi realizada em 15 de novembro de 1968, e o prefeito eleito foi Dorivaldo Loria Júnior.

Censo 2022. Segundo o IBGE, a população estimada de Praia Grande é de 344.834 habitantes, um crescimento de mais de 30% em relação ao último levantamento, realizado em 2010. O PIB (Produto Interno Bruto) per capta da cidade é de R$ 24.522,77 e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,754, considerado alto.

A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total é de 17,8%. A taxa de escolarização de crianças entre 06 e 14 anos atinge 96,6%, e a mortalidade infantil média na cidade é de 10,52 para 1.000 nascidos vivos. Praia Grande apresenta 92,9% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 74,1% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 71,3% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (dados de 2020).

Pela terceira vez consecutiva, a cidade conquistou o selo de Certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA), ficando em 4º lugar na Baixada Santista e 50º no ranking geral, concorrendo com 577 municípios.