5ª Sessão Ordinária do Parlamento Jovem

por Lais Coura última modificação 04/11/2022 13h09
E o encerramento do Parlamento Jovem do ano de 2022

Ocorreu na tarde de ontem (03/11), a 5ª Sessão Ordinária do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Praia Grande. A iniciativa tem como objetivo aproximar e trazer mais conhecimento político para os estudantes da cidade e fazer com que compreendam, na prática, como funciona o poder Legislativo.

Os vereadores aprovaram projetos sobre câmeras de segurança em pontos de ônibus, inclusão de Libras como matéria curricular, emergência veterinária, criação de um banco municipal de doação de medicamentos, creches noturnas, prevenção à violência obstétrica, entre outros.

A prefeita Rachel Chini, junto com o Secretário do Gabinete do Prefeito, Esmeraldo Vicente dos Santos, estiveram presentes à Sessão e integraram a Mesa Diretora

Em entrevista à TV Câmara, a prefeita falou sobre a importância de os jovens debaterem os problemas que eles vivem em seus bairros e trazer isso à tona. “A percepção da juventude é muito diferente da nossa. Quando você soma essa vontade que vem da juventude, você consegue melhorar o seu plano de governo e atender a todas as demandas e a todos os seguimentos”, explicou.

Rachel Chini também revelou que todos os projetos apresentados pelos vereadores jovens estão sendo apreciados e algumas propostas inclusive já estão em andamento.

Segundo a prefeita, existe a intenção de se implementar junto ao Executivo o Prefeito Jovem, que junto com os Secretários Jovens experimentarão a diferença entre legislar e executar. “Você conseguir casar isso é muito importante para o andamento da cidade”, concluiu.

Após a Sessão Ordinária, ocorreu a Sessão Solene de Encerramento do Parlamento Jovem do ano de 2022. Além da prefeita Rachel Chini, do vereador Márcio Alemão e de Luan Mota, presidente da 1ª Legislatura do PJ, tomaram parte da Mesa Diretora Roger Souza, Supervisor de Ensino, Estela Cavalcanti, representando as escolas particulares, Marilena Ferreira, da Subsecretaria Pedagógica da Seduc, e Luciana Orlandi, representando a OAB de Praia Grande.

Parlamento Jovem 2023. A Presidência do Parlamento Jovem e a Comissão Institucional de Apoio lançaram o edital com as inscrições para a 2ª Legislatura do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Praia Grande. Poderão participar jovens do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das escolas da rede municipal, estadual, particular e a ETEC de Praia Grande, CAMP - PG e o Grupo de Escoteiros. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 05/12/2022, somente pelo formulário presente no site oficial da Câmara Municipal de Praia Grande.

(clique aqui para ver a íntegra do edital)

clique aqui para mais fotos